top of page

Como Atuamos

O Observatório Espeleológico promove e apoia diversas ações voltadas para o desenvolvimento da espeleologia e para a conservação do patrimônio espeleológico brasileiro. Para alcançar esses objetivos de maneira mais precisa, todas as atividades do OE são norteadas por um dos três eixos de atuação.

Ensino
Pesquisa
Fomento global

Esse eixo de atuação diz respeito a realização de cursos, palestras e atividades didático-pedagógicas em geral. Para o público especializado (espeleólogos profissionais, acadêmicos ou amadores) visamos o aprimoramento de habilidades técnicas, especialmente aquelas referentes à mínimo impacto e à segurança pessoal. Para o público leigo (de estudantes secundaristas e universitários a gestores públicos das três esferas) visamos a sensibilização relativa à importância da conservação do patrimônio espeleológico e o despertar do interesse por suas ciências correlatas como geologia, biologia, arqueologia, geografia e outras.

Os projetos de pesquisa constituem o eixo de caráter científico onde pesquisadores convidados, associados ou parceiros encontram apoio para realização de pesquisas diversas. Um dos objetivos desse eixo é facilitar e impulsionar pesquisas fornecendo um ou mais dos nossos quatro tipos de apoio (material, técnico, financeiro e institucional). Outro objetivo é proporcionar a continuidade das pesquisas de caráter científico por aqueles espeleólogos que já se desvincularam institucionalmente da academia, mas que mantém o interesse pela produção de conhecimento científico.

O fomento global enquadra ações diversas propostas tanto pelos associados quanto por terceiros, pessoas físicas ou jurídicas, sejam eles espeleólogos individuais, estudantes, grupos de espeleologia, e a a administração pública de maneira geral. Igualmente ao eixo anterior os apoios podem se dar em uma ou mais das quatro modalidades (saiba mais em tipos de apoio). Esse eixo possui caráter mais executivo e com maior abrangência podendo tratar de produção de material audiovisual, realização de eventos, viabilização de ações que culminem na conservação do patrimônio espeleológico e outros.

bottom of page