top of page

CONECTANDO PESSOAS, IDEIAS E AÇÕES.

Pelo Desenvolvimento da Espeleologia Brasileira

Tipos de apoio

O OE atua em quatro linhas de apoio a projetos que visem a conservação do patrimônio espeleológico e a produção e difusão de conhecimento sobre o ambiente cavernícola.

Para solicitar qualquer um dos tipos de apoio, os interessados devem entrar em contato e fornecer detalhes sobre seus projetos para que sejam avaliadas as possibilidades de atendimento por parte do OE.

Apoio Técnico

Essa modalidade de apoio se refere à cessão de horas técnicas com a finalidade de viabilizar os projetos realizados por terceiros. Ela é prestada pela equipe interna do OE, pelos pesquisadores associados ou por nossos parceiros, e pode ocorrer em forma de apoio para elaboração de cartografia temática, mapeamentos diversos, análise espacial, inventariamento fotográfico, imageamento remoto, compartilhamento de informações e discussões técnicas entre outros.   

Apoio Material

A fim de viabilizar pesquisas e outras ações, principalmente aquelas desenvolvidas por estudantes, escolas e outras instituições não especializadas no campo da espeleologia, nesta modalidade de apoio o OE avalia o empréstimo de equipamentos, possuindo em seu acervo materiais de topografia (bússola, trena, clinômetros), GPS, equipamentos de segurança individual (capacetes, lanternas, perneiras e outros) e equipamentos para progressão vertical (cordas, cadeirinhas, freios e blocantes).

Apoio Institucional

O apoio institucional se refere à operacionalização administrativa de pesquisas e ações diversas e atende especialmente pesquisadores individuais ou pequenos grupos de pessoas que necessitam de uma personalidade jurídica para desenvolver seus projetos. Essa modalidade visa ainda viabilizar a interação entre o beneficiário e os demais parceiros do OE como instituições de pesquisas, grupos de espeleologia, potenciais patrocinadores como empresas e com órgãos públicos ligados à defesa do meio ambiente.

Apoio Financeiro

Nessa modalidade de apoio o OE contribui com recursos financeiros para viabilizar as ações e projetos dos beneficiários. Os recursos são oriundos do nosso fundo de projetos ou auferidos através de parcerias institucionais e podem ser aplicados em: aquisição de bens permanentes como equipamentos de campo; bens de consumo para campo como gasolina, pilhas, alimentação ou de escritório, como papelaria e impressões; inscrição e deslocamento para congressos e seminários; publicações especializadas diversas, elaboração de material audiovisual entre outros.

Poderão ser concedidos um ou mais tipos de um apoio ao mesmo tempo para um mesmo projeto. A concessão dos apoios depende de prévia avaliação e depende de disponibilidade de recursos. São priorizados projetos e ações consideradas prioritários e que estejam em consonância com os propósitos do OE. A concessão dos apoios se dará mediante assinatura de termo de apoio e o OE prezará pela celeridade e simplicidade nessas celebrações.

bottom of page